Notícias: CBBr 2009.2 - 3ª Divisão

Nordeste 1 é o campeão

Desde a sétima etapa para não sair mais do topo. A turma do Nordeste 1 não deu mole pra ninguém e garantiu o título da Terceira Divisão da CBBr 2009.2 e, automaticamente, o acesso para a Segundona. Quem também garantiu o acesso foi São Paulo 4, equipe que chegou a liderar o campeonato no início da temporada e, faltando cinco corridas para o fim, quase viu a vaga parar nas mãos de outra equipe, lutanto até o fim contra os times Minas Gerais 2 e Paraná 3.

Quem não irá levar boas lembranças desta temporada são os times Pernambuco 1 e São Paulo 1, que terão que torcer para que não haja equipes reservar se quiserem permanecer na Terceira Divisão.

Vamos ver com detalhes como foi a temporada?



Um time campeão é tecnicamente o que conquista mais vitórias, certo? Nordeste 1 tratou de enganar todos nós. Para eles, um time campeão é aquele que é mais constante durante toda temporada. Que digam os integrantes da equipe, o baiano Fabricio Santos, o cearense Heitor Ramos e o potiguar Fernando Cabral. Com 4 vitórias e 13 pódios, o título (junto com o acesso para a Segundona) veio com com uma etapa de antecedência quando Heitor, o único piloto da equipe, completou a prova... em primeiro! Justamente na única vitória do time que não foi de Fabricio, campeão entre pilotos da Terceira Divisão.

E sobre o time que mais conquistou vitórias. Se não foi o time campeão, quem foi? Quem pensou que foi São Paulo 4 está enganado. Por incrível que pareça, a equipe que obteve mais vitórias corre risco de nem participar da próxima temporada, senhoras e senhores! Rio de Janeiro 4, com suas 5 vitórias e 9 pódios, que chegou a brigar pela liderança no decorrer da temporada, encerrou sua participação na quinta posição e, no caso de existir 3 times aguardando vaga na CBBr, os cariocas Victor Pacheco, Marcos Júnior e Ary Cesar irão assistir a edição de 2010.1 aqui pelo blog.

E quase que esse desespero não teve outros donos. Composto pelos pilotos, Mateus Pontes, Felumpe Henn e Mariano Wistuba, a equipe Paraná 3 simplesmente cochilou nas últimas três etapas, marcando metade dos pontos que os cariocas obtiveram. Se não fosse pelos 2 pódios salvadores de Pontes nestas etapas, a história seria diferente.

Mas não se desesperem, rapazes.
=D

Continuando na parte de baixo da tabela, abaixo do Rio de Janeiro 4, tivemos os times Pernambuco 1 (João Siqueira, Gabriel Pedreschi e Leandro Moura) e São Paulo 1 (Matheus Silva, Markim Tomaz e Pedro Leal). Em ambos os times, uma infeliz coincidência: nenhum dos integrantes estavam no TOP 10 entre pilotos. Provavelmente, esse é o ponto chave para não terminar no fundo da tabela. Pelo menos, os pernambucanos puderam comemorar, mesmo que na corrida de abertura, o sabor da vitória, coisa que os paulistas não souberam desfrutar durante a temporada, mesmo obtendo o segundo maior registro em pole positions.

Para fechar este resumão da Terceira Divisão da CBBr 2009.2, a briga pela segunda vaga. Era São Paulo 4 e Minas Gerais 2 separados por 14 pontos na última etapa, com vantagem para os paulistas. Etapa por etapa, os mineiros reduziam cada vez mais a diferença, que chegou a ser de 52 pontos. E, na etapa decisiva... na etapa que selaria uma recuperação daquelas... marcaram um pontinho só. Um mísero ponto. Eduardo Macedo, Reinaldo Lucio e Fernando Junior terão que ralar mais na próxima temporada pois foi São Paulo 4 que garantiu o acesso.

Como todo perdedor tem seu espaço para explicações, o motivo de Minas Gerais 2 (que aliás, está na grande final do concurso de melhor livery da CBBr 2009.2) não conquistar a vaga é mais do que óbvio: enquanto Eduardo e Reinaldo terminaram a temporada em segundo e quarto, respectivamente, Fernando Junior foi o último colocado entre os pilotos.

Muito agradecidos ficaram Gabriel Zanchetta, Rafael Matheus e Marcus Ribeiro, conquistando assim, o acesso para a Segunda Divisão. Com três vitórias, o time que brigava pelo título, se viu nas últimas etapas, como dito acima, prestes ter que disputar a vaga na próxima temporada. Tudo isso é resultado direto ao desempenho de Gabriel, que em 6 etapas marcou somente 10 pontos, praticamente obrigando Rafael e Marcus a pontuarem por ele. Somente com este trabalho em equipe que São Paulo 4 conseguiu o feito. Vale ressaltar que a última vitória do time foi justamente na última corrida. Ou seja, a sorte realmente estava do lado da galera da garoa.

Galera, com isso vamos encerrando a Terceira Divisão da CBBr 2009.2. Parabéns a todos os participantes que estiveram disputaram essa temporada e aguardamos todos vocês na CBBr 2010.1. Até lá!






CBBr 2009.2 - TERCEIRA DIVISÃO - ESTATÍSTICAS

Vitórias consecutivas: 0
Vitórias em Home Race: 1 (Matheus Pontes PR3, Elkhart Lake)
Poles consecutivas: 0
Poles em Home Race: 0
Maior sequência de abandonos: 3 corridas (Reinaldo Lucio MG2, Marcus Ribeiro SP4, Fernando Júnior MG2)
Maior sequência sem pontuar: 6 corridas (Markim Tomaz SP1)

Maior número de vitórias: Rio de Janeiro 4 - 5 vitórias
Maior número de pódiuns: Nordeste 1 - 13 pódiuns
Maior número de pole positions: São Paulo 4 - 7 poles
Maior quantidade de voltas mais rápidas: Minas Gerais 2 - 6 vezes

Maior pontuação em uma etapa: Nordeste 1 - 49 pontos (Porltand)
Menor pontuação em uma etapa: São Paulo 1 - 0 pontos (Elkhart Lake)

Melhor média de largada: São Paulo 4 - média 7,7
Pior média de largada: São Paulo 1 - média 12,6

Maior quantidade de voltas lideradas: Nordeste 1 - 530
Menor quantidade de voltas lideradas: São Paulo 1 - 79

Maior número de ultrapassagens: Minas Gerais 2 - 455
Menor número de ultrapassagens: Paraná 3 - 274

Maior registro de abandonos: Minas Gerais 2 - 15
Menor registro de abandonos: Pernambuco 1 - 10

2 comentários:

RAITZ disse...

Parabéns a todos pela regularidade e ótima disputa! A concorrência foi animal nessa Divisão.

Parabéns ao NE1 e ao SP4 que conseguiram acesso.

Luiz Felipe disse...

Diputa, comentários e estatísticas show de bola!!! Parabens a NE 1 e SP 4 pelo acesso, boa sorte a vcs na segundona e força aos outros para buscarem o acesso na próxima edição!!!!

Postar um comentário